Reprodução / SportvLíderes do Campeonato Brasileiro com 34 pontos, Internacional e Flamengo se enfrentam no domingo na disputa pela primeira colocação isolada, com o time gaúcho comandado por Eduardo Coudet vindo de uma classificação na Libertadores sem conseguir boas atuações em suas últimas partidas pela competição continental, enquanto o clube carioca evolui no trabalho de Domènec Torrent e se saiu bem em uma sequência de quatro jogos em poucos dias, além de se classificar sem dificuldades no torneio sul-americano.
No podcast Posse de Bola #67 , Arnaldo Ribeiro destacou que a estratégia usada por Eduardo Coudet na Copa Libertadores é semelhante ao que fazem os clubes argentinos, que muitas vezes se classificam com uma pontuação mais baixa na fase de grupos e depois encaram de forma diferente a competição.
"Eu vejo o Inter nessa temporada com uma estratégia argentina para administrar competições e não com uma estratégia brasileira. Isso pode ser assim mais visível até se a gente comparar o Inter com o Grêmio , que sempre teve a estratégia brasileira/Renato Portaluppi, que é o torneio principal de pontos corridos vai deixando de lado até não ter mais condição de brigar lá em cima. Tem acho que dois fatores, o fato de o Inter não ganhar um torneio nacional desde 1979, e até institucionalmente ser mais importante para o Inter a briga pelo Brasileiro do que propriamente por um torneio sul-americano", diz Arnaldo.
"A presença de um técnico argentino que está acostumado a viver a Libertadores desde que jogava de uma seguinte forma: a fase de grupos é uma etapa e o mata-mata é outro campeonato. Os argentinos lidam muito bem com isso, o Boca e o River, o que importa é passar. E quando o Inter em um grupo com o Grêmio viu que dava para passar mesmo que raspando, ele foi, na medida do possível, não largando o Brasileiro de uma forma que pudesse lidar com as duas coisas", completa.
Para o confronto com o Flamengo, Arnaldo vê o Inter encarando o jogo como uma final, considerando o jogo em casa e os jogadores poupados na derrota para a Universidad Católica .
"Chega no confronto direto, eu acho que o Inter joga uma final no Brasileiro contra o Flamengo em casa, mesmo sem torcida, eu acho que é a oportunidade e o Inter chega preservando alguns de seus principais jogadores, não levou para jogar contra a Católica o Coudet os seus jogadores mais essenciais, e vai jogar todas as fichas. Eu vejo o seguinte, uma diferença grande entre os dois em termos de elenco, em termos de potencial", diz Arnaldo.
"O Inter vai procurar conciliar enquanto possível Libertadores e Brasileiro, e a Copa do Brasil, paciência, se der, deu, se não der, não deu. É muito raro um time brasileiro ter essa estratégia que o Inter vem adotando nessa temporada e deve-se muito ao fato do Coudet, da presença do técnico argentino e tudo mais", conclui.
Fonte: UOL18/12
18:29
Abelão assume como diretor técnico, define papel de "para-raios" de Pezzolano e quer Inter 'pensando grande'
18/12
18:00
Inter e Cruzeiro sondaram volante Pablo Maia e disputa promete ser acirrada
18/12
13:47
Imprensa revela bastidores do acerto do Inter com Paulo Pezzolano
18/12
13:30
Inter avança por Carbonero e tenta virar chave no mercado argentino
18/12
13:00
Enzo, filho de Fernandão, diz desconhecer possível volta ao Inter em 2026
18/12
11:30
Alan Rodríguez expõe desgaste emocional e pressão interna no Inter
18/12
10:23
Inter anuncia Paulo Pezzolano como novo técnico para a temporada 2026
18/12
03:45
Inter desmente venda de Mathias enquanto surgem relatos de ofertas maiores que a do Al-Ahli
18/12
02:30
Calendário do Inter em 2026: confira todas as datas de Gauchão, Brasileirão e Copa do Brasil
18/12
01:50
Inter corre atrás de executivo de futebol e Fabinho Soldado lidera lista de alvos
18/12
01:00
Magrão revela que Borré se ofereceu para reduzir salário e ajudar Inter na crise
18/12
00:05
Brasileirão terá parada em junho para Copa do Mundo de 2026
17/12
19:01
Inter fecha venda de Ricardo Mathias para clube saudita por US$ 10 milhões
17/12
13:31
Inter aguarda novo treinador, mas mantém plano de compra definitiva de Carbonero
17/12
13:15
Abel Braga articula volta de Carravetta ao departamento de futebol do Inter
17/12
13:00
Sondagens por Alan Benítez avançam, e Inter espera novo técnico para decidir
17/12
12:30
Inter perde ação na Justiça e é condenado a pagar R$ 30 milhões a empresário
17/12
11:26
Em entrevista no Uruguai, Pezzolano indica acordo próximo com o Inter