Reprodução / PFCO Flamengo venceu o Internacional por 3 a 1 no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Brasileirão, chegando aos 43 pontos na competição. Com duas vitórias consecutivas sobre o colorado no espaço de uma semana, o técnico Filipe Luís demonstrou respeito pelo adversário e projetou um confronto ainda mais difícil para a decisão de quarta-feira pelas oitavas da Libertadores.
Para Filipe Luís, cada confronto oferece ensinamentos importantes: "Todos os jogos nos oferecem um guia. Ele guia pelo caminho que você tem que melhorar. Corrigir os erros. No primeiro jogo, nos deu essa guia do que estava acontecendo no campo. Não conseguimos gerar vantagem em alguns momentos."
O treinador enfatizou a importância da mentalidade vencedora: "Sempre é importante para mim vencer. Futebol é um estado de ânimo, de confiança. Na minha visão, começa hoje. É sempre ganhar, não cometer erros. Hoje era o jogo de hoje. Agora vamos pensar na quarta-feira."
## Confiança no elenco, mas cautela para a decisão
O comandante flamenguista vê a sequência de vitórias como um reforço para o grupo: "Reforça a ideia perante ao grupo. Reforça a força do grupo, do elenco. Aonde vai jogar, contra quem for, pode competir da mesma forma. Independentemente dos jogadores que joguem. É isso que faz um elenco forte e que pode competir por essa competição tão difícil como é a Libertadores."
Contudo, Filipe Luís mantém os pés no chão para a partida decisiva: "Nos dá confiança para o jogo de quarta-feira, mas esse jogo é outra história. Vai ser outro ambiente no estádio e vamos ter que fazer um jogo perfeito."
## Respeito total pelo Inter e por Roger Machado
Mesmo com a estratégia de Roger Machado de poupar titulares, Filipe Luís não subestimou o adversário: "Tínhamos algumas informações que saíram na imprensa de que o Roger poderia optar por não colocar os principais jogadores, mas acho que 5 ou 6 jogadores que jogaram hoje foram titular durante algum momento dessa temporada."
O técnico rubro-negro fez questão de destacar a qualidade individual dos colorados: "O ataque deles é muito perigoso. Joguei com Borré, sei da qualidade que ele tem. O Valência é um cara que já fez gol contra nós ano passado. O próprio Vitinho é um jogador imponente no um contra um. Criou chances de perigo."
Filipe Luís também elogiou o trabalho de Roger Machado: "O que eu vejo do jogo é que dá pra ver o modelo do Roger muito bem enraizado independente dos jogadores que jogam. Gosto das pessoas que têm convicções do que fazem. O Roger tomou uma decisão de poupar com convicção. Gosto desse tipo de pessoa. Somente pessoas com convicções são capazes de melhorar o futebol brasileiro."
## Expectativa de guerra no Beira-Rio
Sobre a postura que espera do Internacional na decisão, o treinador foi categórico: "O Inter tem que nos pressionar, não tenho dúvida de que eles vão tentar. O Inter tenta ter a bola, pressionar o adversário, hoje mesmo tentaram e conseguiram criar algumas jogadas de perigo. É uma coisa que não abrem mão. Na casa deles, eles vêm pressionar o Flamengo."
Questionado sobre uma possível marcação individual em Alan Patrick, Filipe Luís foi evasivo mas elogioso: "Se eu fosse fazer marcação individual, não diria aqui, mas é um jogador extraordinário. É um prazer vê-lo jogar aqui. Quando a bola cai no pé, faz a diferença."
## Pedro faz a diferença na área
O técnico revelou a estratégia que deu certo com Pedro, autor de dois gols: "O Pedro, quando chega a bola na área, é um jogador diferente. Tentei deixá-lo mais perto do que seria a última linha do Inter porque quando ele está perto da área é um jogador determinante e diferente. Acredito que foi isso que marcou a diferença no jogo."
Com a confiança em alta, mas ciente da dificuldade que encontrará na quarta-feira, Filipe Luís encerrou com determinação: "Queríamos vir aqui e ganhar, vamos pensar da mesma forma quarta-feira. Temos que fazer um jogo perfeito pra vencer outra vez."
15/12
18:04
Inter analisa Eduardo Domínguez como plano B enquanto aguarda resposta de Tite
15/12
16:00
Imprensa mineira afirma que Tite está próximo de acerto com o Cruzeiro
15/12
14:30
Sondagens do exterior afastam possível chegada de Pedro Raúl ao Inter
15/12
14:00
Inter avalia futuro de Borré após temporada abaixo em 2025
15/12
13:40
De saída do Beira-Rio, Óscar Romero é observado por times paraguaios
15/12
12:56
Inter aguarda resposta de Tite até terça e monitora concorrência do Cruzeiro
15/12
11:52
Crise interna no Inter impacta negociações para a temporada de 2026
15/12
04:00
Saída de Jardim do Cruzeiro aumenta concorrência do Inter por Tite
15/12
03:30
Inter mira Pedro Raul e propõe empréstimo com divisão de salário ao Corinthians
15/12
03:00
Banrisul descarta retorno como patrocinador máster do Inter diante de impasse com Alfa
15/12
02:40
Inter já tem contratações praticamente fechadas para as Gurias Coloradas em 2026
14/12
17:01
Abel Braga chamou Tite para o Inter, mas dificuldades são grandes, revela jornalista
14/12
16:22
Borré manda mensagem enquanto é revelado que colombiano estava disposto a reduzir salário para permanecer mesmo em caso de rebaixamento
14/12
16:00
Mercado perto de renovar com o Inter apesar da idade avançada: duas saídas prováveis
14/12
13:34
Contatos frequentes entre Tite e Abel animam dirigentes do Inter para 2026
14/12
06:30
Barcellos se reúne com lideranças políticas do Inter para discutir situação do clube
14/12
06:15
Inter é o clube mais valioso da Região Sul do Brasil em 2025
14/12
06:09
Joia do Inter brilha em vitória da Seleção Brasileira Sub-17