ReproduçãoDepois de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro com polêmicas e reclamações dos clubes, o presidente da Associação Nacional de Árbitros, Salmo Valentim, divulgou comunicado em que pede a saída de Leonardo Gaciba da chefia da Comissão de Arbitragem da CBF. Na última segunda, a atuação da arbitragem no empate entre Flamengo e Chapecoense gerou revolta na diretoria rubro-negra.
- A CBF faz a sua parte. Investe e acredita no potencial dos seus árbitros como tem que ser. Por outro lado, a categoria se esforça. Faz a regra ser cumprida e se dedica para legitimar na bola o resultado. Mas é preciso ter a dignidade de assumir que a gestão da arbitragem não é a ideal. Falta um projeto consolidado. Não há liderança. Não existe diálogo com as comissões estaduais. Tentam de todas as formas estimular números de algo que não deu certo e quem paga por isso é a categoria que a cada rodada é exposta e execrada pela opinião pública.
“Precisamos dar um basta no que aí está. O retrato está aí, a cada rodada do Brasileiro. Não há um projeto, não há liderança. É preciso que a CBF reformule o setor para que os árbitros voltem a respirar”, disse Salmo Valentim ao ge.O nível de arbitragem do futebol brasileiro tem sido motivo de muitas críticas na temporada. Líder da Série A, o Atlético-MG chegou a protocolar reclamações sobre os árbitros na CBF. Os erros, mesmo com o auxílio do árbitro de vídeo, preocupam o presidente da ANAF, que clama por mudanças e modernização no comando da arbitragem.
- É preciso que mudanças significativas ocorram na gestão da arbitragem, não com o 'mais do mesmo', mas com pessoas que busquem o coletivo e não projetos pessoais e perpétuos de poder. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos sendo agredidos e ridicularizados como ocorre constantemente com a cabine do VAR. É preciso oxigenar o setor com a coragem que o presidente Ednaldo Rodrigues teve de assumir o comando da CBF e apaziguar os ânimos outrora aflorados por imbróglios políticos. Ou mudamos tudo, inclusive conceitos e ações ultrapassadas, ou então, ano que vem a história voltará a se repetir.
A manifestação de Salmo Valentim acontece após a contestação do trio de arbitragem que apitou o empate em 2 a 2 entre Flamengo e Chapecoense, na última segunda. O clube rubro-negro reclamou de dois lances de ataque do Fla no primeiro tempo.
No primeiro momento, goleiro Keiller, da Chapecoense, tentou um corte em cima de Gabigol, mas acabou acertando o atacante com as mãos. O árbitro deixou o lance seguir. Porém, o camisa 9 do clube carioca pediu a marcação de um pênalti.
No segundo lance, Gabigol recebeu lançamento, driblou o goleiro e ficou livre para chegar ao gol. O atacante partiu do campo de defesa, mas, mesmo assim, a arbitragem assinalou o impedimento. O camisa 9 ficou revoltado em campo e levou cartão amarelo.
Fonte: GE
16/12
06:01
Barcellos garante que Inter terá novo técnico definido até quarta-feira
16/12
05:55
CBF divulga tabela do Brasileirão 2026 com Inter estreando em casa
16/12
04:30
Inter barra saída de Bruno Gomes e considera jogador importante para 2026
16/12
04:00
Patrocinadora Alfa acumula três atrasos e Inter notifica empresa oficialmente
16/12
03:00
CAPA do Inter vê com bons olhos trabalho de Paulo Pezzolano
15/12
18:04
Inter analisa Eduardo Domínguez como plano B enquanto aguarda resposta de Tite
15/12
16:00
Imprensa mineira afirma que Tite está próximo de acerto com o Cruzeiro
15/12
14:30
Sondagens do exterior afastam possível chegada de Pedro Raúl ao Inter
15/12
14:00
Inter avalia futuro de Borré após temporada abaixo em 2025
15/12
13:40
De saída do Beira-Rio, Óscar Romero é observado por times paraguaios
15/12
12:56
Inter aguarda resposta de Tite até terça e monitora concorrência do Cruzeiro
15/12
11:52
Crise interna no Inter impacta negociações para a temporada de 2026
15/12
04:00
Saída de Jardim do Cruzeiro aumenta concorrência do Inter por Tite
15/12
03:30
Inter mira Pedro Raul e propõe empréstimo com divisão de salário ao Corinthians
15/12
03:00
Banrisul descarta retorno como patrocinador máster do Inter diante de impasse com Alfa
15/12
02:40
Inter já tem contratações praticamente fechadas para as Gurias Coloradas em 2026
14/12
17:01
Abel Braga chamou Tite para o Inter, mas dificuldades são grandes, revela jornalista
14/12
16:22
Borré manda mensagem enquanto é revelado que colombiano estava disposto a reduzir salário para permanecer mesmo em caso de rebaixamento