Texto por Colaborador: Redação 11/01/2026 - 03:30

A chegada de Paulinho Paula ao Internacional como primeiro reforço de 2026 gerou surpresa e dividiu opiniões. Jornalistas que acompanharam de perto a trajetória do meia no Vasco fazem alertas importantes sobre o momento do jogador de 29 anos, que chega livre no mercado para integrar o setor criativo de Paulo Pezzolano. A grande questão é: qual Paulinho o clube gaúcho está contratando?

Bruno Murito, setorista do Vasco no ge, relembra o impacto positivo do atleta em 2023, quando foi fundamental para salvar o time carioca do rebaixamento: "Chegou em um cenário totalmente turbulento, com o time afundado na zona de rebaixamento. Foi fundamental na arrancada. Corria o campo inteiro, chegava à área adversária, um meia completo. Uma das melhores contratações recentes".

Aquele foi o melhor momento de Paulinho desde que retornou ao Brasil. Revelado pelo Fluminense, o jogador deixou o país em 2017, aos 20 anos, para tentar a sorte no Sporting, onde ficou entre as equipes sub-23 e B. No time B, aliás, jogou ao lado de Rafael Leão, hoje estrela do Milan. Depois, ganhou espaço no Boavista entre 2019 e 2021, antes de se aventurar na Arábia Saudita. Passou por Al-Shabab, onde dividiu vestiário com Banega e Luciano Vietto sob comando de Péricles Chamusca, e depois pelo Al-Fayha.

O retorno ao Brasil em 2023 parecia o início de uma trajetória consolidada no Vasco. Com Ramón Díaz no comando, Paulinho se encaixou perfeitamente no sistema e brilhou. A expectativa para 2024 era enorme, mas tudo desmoronou no início do Campeonato Carioca: ruptura dos ligamentos do joelho direito. A lesão o deixou praticamente fora da temporada inteira, com apenas quatro partidas disputadas.

O ano de 2025 deveria marcar a volta por cima, mas não foi isso que aconteceu. Murito detalha o calvário: "Claramente havia um problema de autoconfiança e intensidade depois da lesão. Até começou o ano como titular, mas depois de algumas falhas e atuações abaixo da média, perdeu espaço. Com Diniz, praticamente não jogou". Foram 27 jogos, um gol e uma assistência.

Na Rádio GreNal, no sábado, Gabriel Andrezo, também setorista do Vasco, foi ainda mais direto ao analisar a aposta colorada: "Tecnicamente o Paulinho é um ótimo jogador, um ótimo meio-campista. Só que no começo de 24, ele teve uma múltipla lesão de ligamentos no joelho. Quando começou 25 ele já não tava com a mesma capacidade física."

O alerta de Andrezo resume bem o desafio da primeira contratação do executivo Fabinho Soldado: "Se o Inter tiver contratando o Paulinho de 23, fez um grande negócio, mas se tiver contratando o Paulinho de 25, vai ter que tirar talvez de onde não tem pra voltar a mostrar o futebol que teve no começo."

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

28 pessoas já votaram