Reprodução / Youtube / 1 milhão de sócios AVANTIEm nota oficial divulgada na terça-feira (9), a Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) afirmou que a "arbitragem brasileira vive o caos" e passa "pelo pior momento de sua história", defendendo a profissionalização dos juízes de futebol longe da CBF.
De acordo com a entidade, o Campeonato Brasileiro "está sob suspeição porque os membros da comissão nacional trabalham dentro da cabine do VAR, influenciando a decisão da arbitragem", correndo "sérios riscos de ser definido nos tribunais".
Além disso, a organização afirma que os "árbitros estão pedindo dispensa por esgotamento físico e mental".
No comunicado, o presidente da Anaf, Salmo Valentim, ainda diz que "não confia" em Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e fez fortes acusações contra o ex-árbitro.
"A Comissão Nacional realiza, sem nenhum planejamento, encontros de uma semana que só servem para gastar dinheiro da CBF. Tenho informação de que Wilson Seneme trata da pior forma os árbitros nas reuniões remotas que realiza e que estaria telefonando para eles nos intervalos dos jogos. Com qual objetivo?", questionou.
Por fim, a Associação informou que foi criada uma nova organização, a Fenaf (Federação Nacional dos Árbitros de Futebol), que dialogará com o Ministério Público do Trabalho para tratar da profissionalização dos juízes, além de tentar atender pautas antigas da categoria, como o recebimento de direitos de imagem e das cotas de patrocínio dos uniformes.
"Iremos à Justiça pedir que a CBF repasse, integralmente, as cotas de patrocínio oriundas das marcas estampadas em seus uniformes para os árbitros que ao longo da história recebem migalhas da CBF e trabalham feito escravos", finalizou.
Ciente da crise, a Comissão de Arbitragem da CBF realizou no início de Agosto uma espécie de "intertemporada" de aprimoramento dos árbitros que atuam nas competições do futebol brasileiro, em uma espécie de imersão aos árbitros, visando atividades teóricas e práticas, com trabalhos no campo de jogo e na cabine do VAR, o que não parece ter convencido os apitadores.
Confira a nota da Anaf:
A arbitragem brasileira vive o caos. Chegamos ao pior momento de sua história e não há outro caminho a não ser livrá-la da CBF com medidas eficazes que busquem profissionalizá-la.
O Campeonato Brasileiro está sob suspeição porque os membros da comissão nacional trabalham dentro da cabine do VAR, influenciando a decisão da arbitragem. Não confio em Wilson Seneme. Os árbitros não confiam na Comissão Nacional e chegou a hora de darmos um BASTA!
Buscando essa independência, realizamos neste final de semana, em Recife, uma Assembleia Geral com todas as entidades representativas da arbitragem nacional e decidimos algumas pautas que terão um amplo impacto para a categoria, são elas:
Foi iniciada a criação da Federação Nacional dos Árbitros de Futebol (Fenaf) que terá poderes para ampliar o diálogo e as ações com órgãos vitais, entre eles, o Ministério Público do Trabalho. Neste ensejo, contratamos a advogada Gislaine Nunes (com ampla experiência esportiva/sindical), para que, através dessa nova entidade que se inicia, entre com ações imediatas para que os árbitros passem a receber: DIREITO DE ARENA e, também, o DIREITO DE IMAGEM (assim como os jogadores recebem). Trata-se de uma pauta antiga da categoria. Além disso, iremos à Justiça pedir que a CBF repasse, INTEGRALMENTE, as cotas de patrocínio oriundas das marcas estampadas em seus uniformes para os árbitros que ao longo da história recebem migalhas da CBF e trabalham feito escravos.
O Campeonato Brasileiro corre sérios riscos de ser definido nos tribunais. Os árbitros estão pedindo dispensa por esgotamento físico e mental. A Comissão Nacional realiza, sem nenhum planejamento, encontros de uma semana que só servem para gastar dinheiro da CBF. Tenho informação de que Wilson Seneme trata da pior forma os árbitros nas reuniões remotas que realiza e que estaria telefonando para eles nos intervalos dos jogos. Com qual objetivo? E nós iremos continuar buscando meios para que a categoria seja RESPEITADA, VALORIZADA e que Ednaldo Rodrigues tenha a postura que o cargo exige e entenda de uma vez por todas que sem árbitro, não existe futebol.
Salmo Valentim
Presidente da ANAF
Via Espn.com.br
15/12
18:04
Inter analisa Eduardo Domínguez como plano B enquanto aguarda resposta de Tite
15/12
16:00
Imprensa mineira afirma que Tite está próximo de acerto com o Cruzeiro
15/12
14:30
Sondagens do exterior afastam possível chegada de Pedro Raúl ao Inter
15/12
14:00
Inter avalia futuro de Borré após temporada abaixo em 2025
15/12
13:40
De saída do Beira-Rio, Óscar Romero é observado por times paraguaios
15/12
12:56
Inter aguarda resposta de Tite até terça e monitora concorrência do Cruzeiro
15/12
11:52
Crise interna no Inter impacta negociações para a temporada de 2026
15/12
04:00
Saída de Jardim do Cruzeiro aumenta concorrência do Inter por Tite
15/12
03:30
Inter mira Pedro Raul e propõe empréstimo com divisão de salário ao Corinthians
15/12
03:00
Banrisul descarta retorno como patrocinador máster do Inter diante de impasse com Alfa
15/12
02:40
Inter já tem contratações praticamente fechadas para as Gurias Coloradas em 2026
14/12
17:01
Abel Braga chamou Tite para o Inter, mas dificuldades são grandes, revela jornalista
14/12
16:22
Borré manda mensagem enquanto é revelado que colombiano estava disposto a reduzir salário para permanecer mesmo em caso de rebaixamento
14/12
16:00
Mercado perto de renovar com o Inter apesar da idade avançada: duas saídas prováveis
14/12
13:34
Contatos frequentes entre Tite e Abel animam dirigentes do Inter para 2026
14/12
06:30
Barcellos se reúne com lideranças políticas do Inter para discutir situação do clube
14/12
06:15
Inter é o clube mais valioso da Região Sul do Brasil em 2025
14/12
06:09
Joia do Inter brilha em vitória da Seleção Brasileira Sub-17