Crédito: Reprodução/InternacionalUm estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá conta de que a pandemia de Covid-19 irá afastar o torcedor dos estádios por um bom tempo, com quatro possibilidades de retorno aos gramados. Conforme matéria divulgada pelo Estadão nesta segunda-feira (11), os portões só poderão ser reabertos depois que for descoberta uma vacina ou remédio retroviral para combater o coronavírus.
Na pesquisa, eles desenharam quatro possíveis cenários para a retomada do esporte nacional, sendo o primeiro o mais restritivo de todos e o quarto, o de abertura total à prática esportiva e disputa das competições oficiais. De acordo com os autores da pesquisa, “a retomada total das atividades esportivas e competições só será possível com a existência de medicamento retroviral eficaz ou vacina que previna e proteja tanto os praticantes/atletas quanto os espectadores”.
Além de destacarem a importância das formas de precaução ao contágio, os pesquisadores comentaram sobre a possibilidade de um retorno das atividades: "Tanto os atletas quanto as pessoas (torcedores) devem fazer os testes como uma forma de controle e precaução, mas a volta aos treinamentos normais e as competições ainda não devem ocorrer agora, consideramos muito precipitado o retorno as competições pelo atual estágio da pandemia no Brasil”, esclareceu o professor Fernando Mezzadri, em entrevista ao site da UFPR.
Os autores do estudo são o professor Fernando Mezzadri e o advogado Paulo Schimitt, coordenador da comissão de integridade da Federação Paulista de Futebol. Mezzadri é doutor em educação física e lidera o projeto de pesquisa "Inteligência Esportiva", uma parceria do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS), da UFPR, e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
VACINA PARA QUANDO?
Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados para o novo coronavírus, embora alguns medicamentos estejam sendo usados em pacientes sob uma autorização de uso emergencial. Com a previsão de que o pico da pandemia está mais próximo de atingir o Brasil entre Maio/Junho, ainda não é hora de aliviar o isolamento social da população. Qualquer medida nesse sentido pode pressionar ainda mais o sistema de saúde - que já opera perto do limite em diversas regiões do Brasil. A cautela também é necessária visto que uma vacina só deve estar disponível em larga escala no fim do ano, segundo os especialistas mais otimistas.
Já de acordo com o presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia), Ricardo Gazzinelli, em uma projeção "otimista" levaríamos ao menos dois anos até termos disponível uma vacina eficaz, em declarações ao UOL.
"Os imunologistas do mundo inteiro procuram como induzir um anticorpo contra essa proteína do vírus que se chama spike. É o anticorpo que reconhece essa proteína que neutraliza o vírus", explica o imunologista, para prosseguir. "Num horizonte otimista, esse prazo pode encurtar e chegar a dois anos. Antes disso é difícil. Vamos supor, se a vacina for feita nos Estados Unidos, vai atender primeiro a população deles. E depois? A qual país ele vai vender a vacina primeiro?. Mesmo que seja desenvolvida em um ano e meio, como se chega à produção em grande quantidade? A estimativa de dois anos é otimista, mas, quem sabe, possível", afirma Gazzinelli.
19/12
04:30
Veja os detalhes da compra definitiva de Johan Carbonero junto ao Racing
19/12
03:52
O que esperar de Paulo Pezzolano: análise detalhada revela o estilo e os métodos do novo técnico do Inter
19/12
03:46
Inter adota cautela na busca por diretor executivo e estuda soluções internas para 2026
18/12
18:29
Abelão assume como diretor técnico, define papel de "para-raios" de Pezzolano e quer Inter 'pensando grande'
18/12
18:00
Inter e Cruzeiro sondaram volante Pablo Maia e disputa promete ser acirrada
18/12
13:47
Imprensa revela bastidores do acerto do Inter com Paulo Pezzolano
18/12
13:30
Inter avança por Carbonero e tenta virar chave no mercado argentino
18/12
13:00
Enzo, filho de Fernandão, diz desconhecer possível volta ao Inter em 2026
18/12
11:30
Alan Rodríguez expõe desgaste emocional e pressão interna no Inter
18/12
10:23
Inter anuncia Paulo Pezzolano como novo técnico para a temporada 2026
18/12
03:45
Inter desmente venda de Mathias enquanto surgem relatos de ofertas maiores que a do Al-Ahli
18/12
02:30
Calendário do Inter em 2026: confira todas as datas de Gauchão, Brasileirão e Copa do Brasil
18/12
01:50
Inter corre atrás de executivo de futebol e Fabinho Soldado lidera lista de alvos
18/12
01:00
Magrão revela que Borré se ofereceu para reduzir salário e ajudar Inter na crise
18/12
00:05
Brasileirão terá parada em junho para Copa do Mundo de 2026
17/12
19:01
Inter fecha venda de Ricardo Mathias para clube saudita por US$ 10 milhões
17/12
13:31
Inter aguarda novo treinador, mas mantém plano de compra definitiva de Carbonero
17/12
13:15
Abel Braga articula volta de Carravetta ao departamento de futebol do Inter