LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.O Fluminense venceu o Internacional por 2 a 1 na noite desta quarta-feira no Beira-Rio, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Após a partida, Renato Gaúcho analisou o desempenho de sua equipe e disse que o resultado poderia ter sido ainda melhor.
"Sobre o jogo, a gente sempre respeitou o Roger. Falei para os meus jogadores que é uma partida de 180 minutos. Precisávamos competir como se fosse um Mundial. Faltava concentração. Hoje aconteceu isso. Enfrentamos uma equipe que eu conheço muito bem. Aproveitamos as oportunidades que apareceram. Poderia ser um placar maior se estivéssemos com mais tranquilidade. Mas não ganhamos nada, são 180 minutos. Agora vamos pensar no Grêmio no final de semana e depois vamos pensar no Internacional", declarou o técnico tricolor.
Renato destacou o que mais valoriza em sua equipe: "As atitudes. A concentração nos 90 minutos. Eu canso de elogiar o meu grupo. Dou parabéns para eles todas as horas, acabei de dar. Nós perdemos três jogos no Rio de Janeiro e eu dei os parabéns para o meu grupo, pelo que eles fizeram dentro do campo. Só o que eu cobro deles é a concentração. E sempre ficar focado durante os 90 minutos."
"No momento que um não fica focado, já complicam as coisas. E a gente tem perdido jogos nesse sentido. Hoje eles ficaram focados o tempo todo, nós demos pouquíssimas oportunidades para o Internacional. No futebol já é difícil fazer gol, e se você proporciona ao adversário sair sempre na frente, aí o treinador tem que abrir o time e as coisas começam a se complicar. Não ficaram focados no jogo contra o São Paulo e deu no que deu. Ficaram hoje e a gente conseguiu a vitória importante fora de casa."
Sobre a expectativa para o jogo da volta
Questionado sobre como espera que o Inter jogue no Maracanã, Renato preferiu focar em sua equipe: "Como o Internacional vai jogar, depende do Roger. O importante é como a minha equipe vai jogar. Mas isso é um papo para próxima segunda-feira. A partir de amanhã a gente pensa no Grêmio."
"Nós temos um Campeonato Brasileiro pela frente, a gente precisa voltar a vencer também no Maracanã. Até porque nos últimos quatro jogos, nós não pontuamos. Espero que o torcedor compareça no Maracanã para incentivar o nosso time, a gente precisa do apoio do nosso torcedor no próximo sábado. A gente sabe que é mais um jogo difícil. E a partir de domingo eu começo a pensar no Internacional, começo a pensar na melhor forma. Mas independente de como o Internacional vem, o importante são as atitudes que os meus jogadores tomaram hoje. O foco que eu tanto cobro deles."
Familiaridade com o adversário e treinador
Sobre conhecer bem o Internacional e Roger Machado, Renato comentou: "Sempre respeito a equipe do Internacional. Sempre respeitei o Roger, que é um grande amigo. Procuro estudar sempre bem o nosso adversário e neutralizar as principais jogadas. Mas não abro mão do meu time jogar."
"Hoje era um jogo muito difícil, vínhamos de quatro derrotas. E poderia armar o time para proteger, mas montei uma equipe justamente ofensiva. Meu time precisa gostar da bola, precisa ficar com ela. Quanto mais ficarmos com a bola, menos chances o adversário vai ter. Mas hoje defendemos bem, e com a bola conseguimos jogar. Só não fizemos o terceiro gol, porque não tivemos tranquilidade no momento final do jogo."
Sobre a "nova" rivalidade entre Inter x Fluminense
Renato também comentou sobre os confrontos recentes entre as equipes: "A rivalidade sempre tem né. Em 2023 o Fluminense eliminou o Internacional aqui dentro, pela semifinal da Libertadores. Acho que depois teve uma disputa na Copa do Brasil em 2024 ou 2022, que o Internacional teve todas as chances de eliminar o Fluminense no Maracanã. Há dois meses atrás o Fluminense venceu o Internacional aqui. Mas cada jogo é um jogo totalmente diferente. O Fluminense tem se dado bem mas isso não quer dizer que daqui a pouco não vai perder."
16/12
06:01
Barcellos garante que Inter terá novo técnico definido até quarta-feira
16/12
05:55
CBF divulga tabela do Brasileirão 2026 com Inter estreando em casa
16/12
04:30
Inter barra saída de Bruno Gomes e considera jogador importante para 2026
16/12
04:00
Patrocinadora Alfa acumula três atrasos e Inter notifica empresa oficialmente
16/12
03:00
CAPA do Inter vê com bons olhos trabalho de Paulo Pezzolano
15/12
18:04
Inter analisa Eduardo Domínguez como plano B enquanto aguarda resposta de Tite
15/12
16:00
Imprensa mineira afirma que Tite está próximo de acerto com o Cruzeiro
15/12
14:30
Sondagens do exterior afastam possível chegada de Pedro Raúl ao Inter
15/12
14:00
Inter avalia futuro de Borré após temporada abaixo em 2025
15/12
13:40
De saída do Beira-Rio, Óscar Romero é observado por times paraguaios
15/12
12:56
Inter aguarda resposta de Tite até terça e monitora concorrência do Cruzeiro
15/12
11:52
Crise interna no Inter impacta negociações para a temporada de 2026
15/12
04:00
Saída de Jardim do Cruzeiro aumenta concorrência do Inter por Tite
15/12
03:30
Inter mira Pedro Raul e propõe empréstimo com divisão de salário ao Corinthians
15/12
03:00
Banrisul descarta retorno como patrocinador máster do Inter diante de impasse com Alfa
15/12
02:40
Inter já tem contratações praticamente fechadas para as Gurias Coloradas em 2026
14/12
17:01
Abel Braga chamou Tite para o Inter, mas dificuldades são grandes, revela jornalista
14/12
16:22
Borré manda mensagem enquanto é revelado que colombiano estava disposto a reduzir salário para permanecer mesmo em caso de rebaixamento