Texto por Colaborador: Redação 12/12/2025 - 01:30

A CBF disponibilizou em seu portal a versão integral do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), documento que fundamenta o modelo de fair play financeiro brasileiro, apresentado pela confederação na última edição do CBF Academy Summit.

Para facilitar o acesso e a compreensão do SSF, a CBF desenvolveu um guia explicativo voltado para dirigentes, conselheiros, funcionários, torcedores e todos os interessados na administração do futebol brasileiro. Com linguagem direta e acessível, o material auxilia na interpretação do Regulamento do SSF.

O Sistema marca uma nova fase do futebol no país, tendo como meta clara alcançar a estabilidade financeira sustentável dos clubes brasileiros. A iniciativa visa ampliar a transparência, promover o controle de gastos, fomentar investimentos de longo prazo e assegurar que as equipes atuem de acordo com suas respectivas realidades financeiras.

O guia detalha cada seção do Regulamento de maneira simplificada, respondendo a duas questões centrais: "Por que esta regra existe?" e "Como ela funciona na prática?". A proposta é ir além do "o quê" para se concentrar no "porquê", demonstrando a lógica de cada mecanismo de controle e sua conexão com as melhores práticas de governança adotadas nas principais competições mundiais.

A CBF reconhece que a implantação de um novo sistema de controle financeiro é um processo desafiador. Por essa razão, este guia se propõe a ser um aliado dos clubes nesta trajetória de ajuste, proporcionando clareza sobre as responsabilidades e sobre os mecanismos de transição estabelecidos para garantir uma implementação justa e progressiva.

Com o compromisso de promover avanços, pautados em ética, transparência e respeito aos torcedores brasileiros, a CBF acredita que, com regras claras e um propósito coletivo, estará pavimentado o caminho para a construção de um ecossistema de futebol mais forte, íntegro e, acima de tudo, sustentável para as futuras gerações.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

96 pessoas já votaram